14 / 10 / 2020

Dia da Alimentação Saudável

A Escola Básica Professor Óscar Lopes comemorou hoje o Dia Mundial da Alimentação com a apresentação aos alunos de propostas saudáveis de alimentação.

 

Os alunos tinham sido convidados a participar na comemoração deste dia, através do preenchimento de um questionário sobre alimentação e hábitos alimentares saudáveis e da escrita de mensagens sobre a temática, que foram afixadas nos cacifos dos alunos e em outros locais estratégicos da escola.

 

Responderam ao questionário 113 alunos das turmas do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, dos quais 44 são rapazes e 69 são raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos.

 

De acordo com as respostas dos alunos, a grande maioria (82) faz entre quatro a cinco refeições por dia e 100 tomam o pequeno-almoço composto por pão, leite, cereais e fruta, diariamente.

 

Também se verifica que a maioria dos alunos come vegetais ao almoço e ao jantar. Quanto ao consumo de fruta, verifica-se que a maioria dos alunos come uma a duas peças por dia. O consumo de água também está dentro dos valores esperados, uma vez que a maioria bebe mais de três copos por dia. Quanto ao consumo de doces, há 45 alunos que comem doces uma vez por semana, no entanto, seis referem que consomem doces todos os dias.

 

De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que a maioria dos alunos que respondeu ao questionário tem hábitos de alimentação saudável, toma um pequeno-almoço saudável todos os dias, ingere legumes ao almoço e ao jantar, consome a quantidade de água recomendada diariamente e evita o consumo de doces.

 

No entanto, ainda há 13 alunos que referem que não tomam o pequeno-almoço, cinco que bebem sumo ou refrigerantes a esta refeição e dois que comem croissant e quatro bolos. Também há ainda nove alunos que não comem vegetais, seis que não comem fruta e seis que consomem doces todos os dias.Recomendações:

 

Devemos fazer diariamente uma alimentação baseada na Roda dos Alimentos. Este esquema ensina-nos a fazer uma alimentação:

- Variada: variar os alimentos dentro de cada setor da roda;

- Completa: comer todos os dias alimentos de cada setor da roda; e equilibrada: respeitar as proporções dos diferentes setores da roda, isto é, comer mais alimentos dos setores maiores e menos dos menores.

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2020

Logotipo_teip.png
rodape.jpg