24 / 10 / 2019

Alunos do 3.º ano visitaram a Biblioteca Municipal Florbela Espanca

No dia 22 de outubro, no Mês Internacional da Biblioteca Escolar, os alunos do 3.º e 3.º/4.º ano fizeram uma visita à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, acompanhados pelos seus professores titulares de turma, assim como por uma professora da Educação Especial.

 

Para lá se deslocaram a pé, com a sorte de um bonito dia de sol, chegando por volta das 10h.

 

A visita foi enriquecedora porque foi realizado um percurso guiado, em que foram prestadas informações importantes sobre o funcionamento e serviços desta Biblioteca:

•        Secção infantil

•        Documentos disponíveis (livros, jornais, filmes)

•        Tratamento documental (registo, carimbos, cotas).

 

Enquanto decorria esta visita guiada com um grupo de alunos, outro grupo participava num ateliê dinamizado pela Dr.ª Susana Gonçalves. Nesta atividade, este grupo de alunos tomou contacto com a vida de uma funcionária que lá trabalha e que vive com a deficiência visual, mas que tudo faz para manter uma vida normal. Estes alunos conheceram o alfabeto Braille e também alguns aspetos relacionados com o seu dia-a-dia: mobilidade, uso da bengala, computador e telemóvel adaptados às suas necessidades.

 

Deixamos duas partilhas dos alunos:

 

“A Dr.ª Susana consegue ver os livros com Amor” (resposta à sua pergunta “Como é que eu consigo ver os livros, se eu sou cega?”)

“A Biblioteca é a Mãe dos livros”.

 

As fotografias ilustram o momento…

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png