Inauguração do Cubo da Paz

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, inaugurou ao princípio da tarde do dia 15 de junho, o Cubo da Paz, um símbolo da paz que, numa ação conjunta entre escolas de Matosinhos e a Câmara Municipal, no âmbito do projeto Living Peace International, foi colocado na rotunda em frente à EB do Estádio do Mar.

A iniciativa, que contou ainda com a presença do Vereador da Educação, António Correia Pinto, pretende chamar a atenção para a temática da paz, desenvolvendo o mais possível, nos vários ambientes de ensino e de vida, o compromisso de viver pela paz, renovando relacionamentos, reforçando colaborações, cooperando assim, juntos, na construção de uma “rede” de paz no mundo.

Em Matosinhos, o repto lançado foi muito bem acolhido por várias escolas. Assim, alunos do Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua, do Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes e da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, associaram-se a esta iniciativa educativa e têm vindo a implementar algumas ações neste âmbito. O cubo da paz hoje inaugurado é disso um exemplo. Construído pelos alunos do Agrupamento de Escolas Óscar Lopes, pretende ser um símbolo da paz e contribuir para dar mais visibilidade ao compromisso de criação de uma cultura de paz. Cada face do cubo tem mensagens de paz desenvolvidas pelos alunos envolvidos neste projeto de educação para a paz.

Refira-se que a primeira cidade que acolheu este símbolo foi Trento. Depois, outros grupos de várias cidades do mundo foram-se mobilizando, e hoje o Cubo da Paz pode ser posto a rodar e as suas frases vividas em muitos contextos de culturas.

Refira-se que o projeto Living Peace é um Projeto de Educação para Paz, e teve origem no Egito, em 2011, a partir da atuação do professor Carlos Palma, uruguaio, que vivendo no Meio Oriente há mais de 25 anos presenciou o drama das contínuas guerras e conflitos. Diante dessa situação, perguntou-se como poderia dar uma contribuição concreta para uma Cultura de Paz, surgindo a partir daí este projeto que tem vindo a ser desenvolvido em várias frentes e com repercussão por vários países.

Mais informações em 

www.livingpeaceinternational.org/br/home.html 

Fonte: www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=5572

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png