Jardim Mágico

Os alunos de 5.º ano da escola Professor Óscar Lopes, no dia 27 de abril visitaram o Jardim Botânico do Porto.

Os alunos de 5.º ano leram a obra: “O Rapaz de Bronze” da autora Sophia de Mello Breyner Andersen e a professora Ana Ribeiro organizou uma visita de estudo ao local onde se passa a história: o Jardim Botânico do Porto. Este espaço era uma quinta que pertenceu aos avós da escritora, por isso ela passou lá muito tempo quando era criança.

A professora Isilda Martins desafiou os alunos a tirar fotografias aos pormenores do jardim e a participar no concurso: “A vida secreta do Jardim Botânico do Porto”. Cada aluno poderia apresentar duas fotografias e cada uma delas tinha de ir acompanhada de um título original e criativo. Desta forma as professoras pretendiam sensibilizar os alunos para a observação da natureza e fomentar a ocupação de tempos livres com atividades saudáveis e artísticas. No decorrer da visita, os alunos tiveram de tirar apontamentos para depois escreverem uma notícia e um texto de opinião.

O Jardim tem várias flores e plantas, tais como, gladíolos, narcisos, glicínias e buxos. Na obra, elas são as personagens. Também há árvores como a azália e a palmeira das vassouras.

O espaço usufrui de escadas que ligam a casa ao jardim principal intitulado “Roseiral”. O jardim do peixe foi feito por um alemão chamado Franz Koep. O  teixo é um arbusto que tem folhas venenosas, porém,  produz um químico utilizado em medicamentos contra o cancro da mama.

          Esta atividade decorreu na semana de implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, os alunos gostaram imenso e gostariam de fazer mais visitas de estudo como esta.

Inês Pinho – 5.º A

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png