29 / 11 / 2019

Murais sobre “V Centenário da Circum Navegação de Fernão de Magalhães” na EBPOL

No dia 27 de novembro, o  Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes colaborou, em parceria com a Junta de Freguesia Matosinhos/Leça, no projeto “Um TRAÇO por Magalhães” do Clube Unesco “A Casa ao Lado”,  inserido numa amplitude nacional e internacional das  Comemorações do “V Centenário da Circum Navegação de Fernão de Magalhães”, projeto esse que conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Norte.

Numa lógica de aplicação prática e de interação com as comunidades locais, o projeto “Um TRAÇO por Magalhães” - Intervenção Arte Urbana, é uma forma de envolver o meio local e as suas potencialidades nas dinâmicas artísticas promovidas pelo “Labirinto das Artes”. As atividades e o conceito de intervenção não se esgotam no espaço físico do Labirinto, mas catapultam-se para o seu exterior. Ultrapassando as barreiras físicas do espaço, os temas e conteúdos trabalhados ganham uma materialidade, uma realidade e aplicabilidade próprios.

Surge assim este projeto de intervenção urbana, na Rede de Cidades Magalhânicas, países com Comunidades Portuguesas e países lusófonos, para que jovens portugueses, de descendência portuguesa, ou estudantes da língua e cultura portuguesas, possam deixar a sua marca gráfica.

Entre 2019 e 2022 os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães serão comemorados em todas as Comunidades Portuguesas, sendo a proposta de tema gráfico em cada intervenção baseada nesses 500 anos de navegação, de história portuguesa pelo Mundo.

A Direção Regional de Cultura do Norte, sendo parceiro nas Comemorações Magalhânicas, abriu um Programa de Apoio a Agentes Culturais para intervenções a nível do Norte do País. “A Casa ao Lado” teve a aprovação de apoio pela Direção Regional de Cultura do Norte para desenvolver o Projeto e, nesse sentido, seriam realizadas três intervenções artísticas em três cidades do Norte do país. As cidades escolhidas foram Ponte da Barca, Vila do Conde e Matosinhos.

A participação da Escola Básica Professor Óscar Lopes baseou-se no envolvimento dos alunos da turma B do 8.º ano na pintura das doze colunas do coberto do pátio da escola, com murais alusivos às Comemorações do “V Centenário da Circum Navegação de Fernão de Magalhães”.

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png