05 / 03 / 2020

O bem-estar animal em destaque na Escola Professor Óscar Lopes

O bem-estar animal foi o tema de mais uma semana da alternância, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, que decorreu de 17 a 21 de fevereiro com as turmas de 9.º ano.

A semana começou com a visualização do filme “Alpha”, que procura explicar a história da domesticação dos lobos pelos nossos antepassados, dando origem à espécie do cão doméstico.

No dia 18, os treinadores de cães, Nuno Vieira e Tiago Salgueiro, da escola de educação canina Dog Institute, vieram à nossa escola falar com os alunos sobre princípios básicos de obediência canina, higiene e modos de abordar cães. Fizeram-se acompanhar dos seus cães – o Yoshi, a Karpa e a Zoe – com os quais os alunos puderam interagir.

Na quarta-feira, foi a vez de os alunos se deslocarem ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos, onde assistiram a uma palestra sobre a lei dos maus-tratos e negligência em animais de estimação e passearam alguns dos cães que ali se encontram recolhidos até serem adotados.

Pedro Batista, da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS), deslocou-se à nossa escola, no dia 20, para falar sobre princípios básicos de primeiros socorros a animais de estimação e explicar o trabalho da ASPS na busca e salvamento de vítimas, em vários cenários de catástrofe ou em caso de desaparecimentos, com recurso a ajudas caninas. Fez-se acompanhar da sua cadela Tracy,  treinada para busca e salvamento de vítimas.

Na quinta-feira de tarde, os alunos montaram, no corredor de acesso à biblioteca, uma exposição sobre bem-estar animal, com os cartazes que elaboraram nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Francês e Inglês.  

A semana terminou com uma cãominhada solidária, a favor da Associação Midas – Movimento Internacional em Defesa dos Animais. Alguns alunos de 9.º ano, professores e funcionários trouxeram os seus cães para a escola e, juntamente com uma voluntária da Midas, realizaram um percurso, a pé, até à Mata de Real. Durante a cãominhada os alunos foram distribuindo marcadores de livros que tinham feito durante a semana, com frases sobre animais de estimação e apelando à adoção. No regresso à Escola, foram doados à Associação Midas os alimentos e produtos de higiene angariados pela comunidade educativa.

Neste dia também foi elaborado um Mural do Animal de Estimação, com fotografias de professores e alunos na companhia dos seus cães e gatos.

Depois de terminadas as atividades, foi solicitado aos alunos que preenchessem um inquérito, on-line, de avaliação das mesmas. Verificamos que, na sua maioria, os alunos gostaram muito das atividades em que participaram.

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2020

Logotipo_teip.png
rodape.jpg