03 / 12 / 2018

“Por mares nunca dantes navegados”

             As turmas do 8º ano do Agrupamento Professor Óscar Lopes realizaram, no dia 23 de novembro, uma visita de estudo ao Museu dos Transportes e Telecomunicações e ao Museu Interativo & Parque Temático, também conhecido por Museu dos Descobrimentos, no âmbito da semana de projeto dedicada ao tema “Os Descobrimentos”.

             No Museu dos Transportes e Telecomunicações, no âmbito da “Semana da Ciência & Tecnologia! “, os alunos participaram na oficina com o título “É mesmo Ciência”, onde puderam, durante algum tempo, ser verdadeiros cientistas. Como se processa a comunicação entre gerações, como são construídos os seres vivos e o ADN foram alguns dos temas tratados, através da utilização da lupa, do microscópio, do tubo de ensaio e do olhar curioso dos alunos.

          De seguida os alunos foram convidados a falar através de um megafone gigante, onde um Zeppelin os escutava, e descobriram as formas e as cores da comunicação.

           No Museu Interativo & Parque Temático, uma equipa de guias, trajados à época, que, tendo viajado, supostamente, do século XV para a atualidade, orientou e apoiou os visitantes em cada uma das salas.

         Os alunos ouviram alguns relatos da História de Portugal do tempo dos descobrimentos, viram os diferentes tipos de embarcação usadas pelos marinheiros portugueses, a sua evolução, os instrumentos náuticos utilizados nas viagens e puderam ver recriada a vida a bordo de uma caravela quinhentista.

            Por fim, chegaram a um cais onde pequenas embarcações os aguardavam, para uma viagem recriada pelas terras descobertas pelos portugueses, ouvindo os conteúdos de áudio guias, que os ajudaram a compreender o contexto daquela época.

        Esta iniciativa pretendeu estimular a curiosidade natural dos alunos e educar para a preservação do nosso património histórico e sociocultural, já que relembrar os “feitos gloriosos” dos nossos antepassados é uma das melhores formas de compreendermos o presente. Constituiu-se, assim, como um momento privilegiado para o encontro entre alunos, professores e História.

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png