top of page

Marcha pela Paz

O Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes promoveu uma Marcha pela Paz, no dia 11 de maio, no âmbito dos projetos Living Peace, Omadodo, UBUNTU e Boom Box.

Alunos, professores e restante comunidade escolar e educativa envoltos numa mancha de tonalidade branca, a cor da Paz, concentraram-se no passeio da estação do metro do Hospital Pedro Hispano, percorreram em seguida a avenida Villagarcia de Arosa e a avenida D. Afonso Henriques e dirigiram-se ao edifício dos Paços do Concelho, onde foram acolhidos pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pelo Vereador da Educação, António Correia Pinto.

Esta iniciativa, à qual se juntou o Centro Cultural de Solidariedade Social de Guifões, quis ser não só uma manifestação de indignação face a qualquer cenário de guerra, mas sobretudo um apelo de Paz para o Mundo.

Os participantes demonstraram, de forma exemplar, essa vontade, com mensagens, cartazes e canções que foram realizando e ensaiando, para ilustrar o momento. Divididos por grupos e depois de um trabalho afincado de ensaio, os alunos mais novos cantaram uma adapção de One Day, de Matisyahu, os mais velhos Cura o Mundo, uma adaptação de Heal the World ,de Michael Jackson, e os adultos “Eu quero apenas” de Roberto Carlos.

A presidente do AEPOL agradeceu publicamente o empenho e a dedicação dos participantes e dos membros da organização, exprimindo a o seu contentamento pela expressividade do momento, seguida da responsável pela autarquia que proferiu também palavras de motivação sobretudo para os alunos ali presentes, no sentido de que eles continuem a expressar o repúdio por qualquer conflito bélico.

Tratou-se de um momento emocionante e muito gratificante, do ponto de vista da partilha, do compromisso, da solidariedade, da responsabilidade e sobretudo da vontade expressa de viver e de crescer num Mundo seguro e livre.



bottom of page