top of page

omadodo – Comunicação Não-violenta

Os alunos do segundo ciclo da Escola Básica Professor Óscar Lopes participam no Projeto Olhar o Mundo Através dos Olhos do Outro (omadodo) e trabalharam, no primeiro semestre, o tema da Comunicação Não-violenta.


No início, na disciplina de Cidadania, a equipa do projeto omadodo apresentou os objetivos do mesmo e pediu ideias aos alunos para desenvolverem atividades que se enquadrassem no tema Comunicação Não-violenta. Nas aulas de português e inglês os alunos redigiram frases sobre o tema já referido. Também elaboraram cartazes nas aulas de educação visual e educação tecnológica, onde referiram valores a respeitar.


Em várias disciplinas, com a colaboração da equipa omadodo, os alunos aprenderam que a Comunicação Não-violenta tem quatro passos: observar a situação, sentir o que o outro está a sentir, identificar necessidades e fazer pedidos. Assim, utilizando estas estratégias, é possível melhorar o relacionamento entre todos. Esta estratégia foi integrada através de pequenas dramatizações, onde cada aluno se pôde colocar no lugar do outro.


Por fim, os trabalhos elaborados foram organizados numa instalação artística colaborativa, composta por frases nos degraus das escadas, sombras dos alunos com balões (estes continham os trabalhos elaborados em educação visual e educação tecnológica) e murais para exprimir como se pode comunicar melhor.


Tratou-se de uma aprendizagem enriquecedora que permitiu refletir sobre a Comunicação Não-violenta.


Resta referir que, no segundo semestre, toda esta temática continua a ser desenvolvida em iniciativas propostas pelos alunos.


(notícia elaborada pelos alunos do 5.ºB com apoio da professora de português)



bottom of page