top of page

Visita ao Jardim Botânico do Porto e à Galeria da Biodiversidade

Os alunos do 8.º ano, da Escola Básica Professor Óscar Lopes, acompanhados pelas professoras da disciplina “Português e o Mundo”, foram em visita de estudo, no dia 21 de outubro, da parte da manhã, ao Jardim Botânico do Porto e à Galeria da Biodiversidade.

O conto “Saga”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, faz parte do currículo do 8.º ano e a iniciativa visou contextualizar a sua leitura, dando a conhecer aos alunos a vida da grande poeta que viveu a sua infância na cidade do Porto, na Quinta do Campo Alegre, propriedade de seu avô, e hoje Jardim Botânico do Porto e Galeria da Biodiversidade, onde literatura e biologia caminham de mãos dadas.

A infância passada naquela que viria a chamar-se “Casa Andresen”, foi, para Sophia, um reino de jardins encantados, um tempo de aventuras, de contacto com a natureza e com a sua beleza, o que influenciou e inspirou a sua escrita.

No conto “Saga” (1984), a poeta descreve esse palacete como sendo um espaço onde as crianças podiam andar de bicicleta nos quartos e o átrio como o local onde “se poderia armar o esqueleto da baleia”. Tendo dado à costa, em 1937, uma enorme baleia, que esteve, estes anos todos, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o seu esqueleto encontra-se suspenso à entrada da casa onde Sophia viveu, cumprindo, assim, o seu sonho de menina.

Os alunos consideraram a visita de estudo muito oportuna, gostaram das atividades interativas nos diferentes espaços, e ficaram na expectativa de que certamente a leitura do conto irá ter, agora, outro sabor.


bottom of page