top of page

Visita de Estudo ao Planetário e ao World of Discoveries

Os alunos das duas turmas de 8.º ano participaram, numa visita de estudo, no dia 10 novembro, no âmbito de uma iniciativa interdisciplinar direcionada para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais das disciplinas de História, Geografia, Físico-Química e Ciências Naturais, que teve início no Planetário do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e que terminou no World of Discoveries.


A manhã foi preenchida com uma observação do Sol e com a sessão imersiva “O espantoso telescópio” que levou os alunos numa viagem no tempo, desde a origem do Universo até aos dias de hoje. De seguida, realizaram a atividade “Meteoritos de grande impacto”, simulando a formação das crateras que permitem aos astrónomos compreender as características dos meteoritos.


Após o almoço, a visita ao World of Discoveries levou os alunos à descoberta dos diferentes tipos de embarcações que existiam na época dos Descobrimentos. Aprenderam um pouco mais sobre a evolução dos mapas ao longo dos séculos e puderam ainda verificar as difíceis condições de vida a bordo.


A pequena viagem de barco que encerrou a visita atravessou cenários ilustrativos dos diferentes locais que foram sendo descobertos pelos navegadores portugueses.




bottom of page