03 / 12 / 2019

Sweety, a cadela-guia que esteve na EB Estádio do Mar

No dia 22 de novembro, decorrente da semana de alternância, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, cujas temáticas foram os “Direitos dos animais” e a “Comemoração dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança”, a Escola Básica Estádio do Mar recebeu a visita da veterinária Dr.ª Clara Landolt, a D. Maria da Luz e a sua cadela-guia chamada Sweety.

Nesse dia, a nossa convidada sensibilizou os alunos para os Direitos dos Animais e para os deveres dos respetivos cuidadores e demonstrou as funções de uma veterinária, recriando um ambiente de consulta à cadela Sweety.

Por sua vez, a D. Maria da Luz abordou o papel e a importância de um cão-guia na vida de um invisual, explicando as diferentes etapas do treino por que passa um cão até se tornar cão-guia, e transmitiu alguns comportamentos que as pessoas devem evitar perante este animal: distrair um cão-guia quando está em trabalho; oferecer comida a um cão-guia; ter medo de um cão-guia; tocar no arnês de um cão-guia, porque só o seu utilizador o deve fazer; soltar o nosso cão quando nos aproximamos de uma dupla cego/cão-guia, porque essa aproximação pode resultar num acidente.

 

Por fim alertou para o facto de que uma pessoa cega guiada por um cão-guia deve ser considerada como uma pessoa independente e que a melhor maneira de a ajudar é respeitá-la enquanto tal.

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png