21 / 02 / 2020

Visita à Alfândega Régia, Nau Quinhentista e Centro de Memória de Vila do Conde

No dia 21 de fevereiro, as turmas do 6ºano (A e B) da Escola Professor Óscar Lopes,  participaram na visita de estudo a Vila do Conde. Os locais de visita foram, Ciência Viva a Alfândega Régia, Nau Quinhentista e Centro de Memória de Vila do Conde.

 

Esta visita teve como objetivo a articulação com as disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Ciências Naturais. Da parte da manhã, visitaram a exposição interativa patente no Centro Ciência Viva, em Vila do Conde, cujo tema é “A ÁGUA NO CORPO HUMANO – SANGUE” no âmbito da disciplina de ciências naturais.

 

A atividade teve por principais objetivos promover a aprendizagem e consolidação de conhecimentos, na área das Ciências, bem como proporcionar uma atividade de enriquecimento curricular e espaço de aprendizagens diversificadas.

A exposição inclui vários módulos interativos, experiências em laboratório.

 

Na parte de tarde, os alunos visitaram a Nau Quinhentista, a Alfândega Régia e o Centro de Memória de Vila do Conde. Os alunos visitaram então uma réplica das naus que faziam a carreira da Índia, a qual apresenta os aposentos de alguns dos tripulantes, assim como os próprios elementos da tripulação, através de esculturas humanas: o capitão, o piloto, o escrivão, o capelão, o boticário, o timoneiro, o bombardeiro e o grumete. Estão também expostos na mesma, vários instrumentos de navegação e diferentes tipos de mercadorias que as naus transacionavam. Seguidamente visitou-se a Alfândega Régia, a qual servia para catalogar as mercadorias que chegavam e para que o respetivo imposto régio fosse pago. Aqui, também várias esculturas mostravam o tipo de pessoas que lá trabalhavam. Por fim visitou-se o Centro de Memória de Vila do Conde, onde está referida a evolução da Vila desde os tempos pré-históricos, até aos nossos dias. No mesmo edifício os alunos visitaram ainda uma exposição referente á obra do pintor Júlio Saúl Dias e de José Régio, escritor e irmão de Júlio.

 

Esta atividade promoveu, além da aprendizagem, um momento de convívio entre alunos e professores, com uma avaliação muito positiva.

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png