17/5/2017

Visita de Estudo a Vila do Conde

 

    No dia 17 de maio de 2017, os alunos do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica Prof. Óscar Lopes, do nosso agrupamento de escolas, realizaram uma visita de estudo à Nau Quinhentista, à Alfândega Régia e ao Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, no âmbito das disciplinas de História e de Ciências Naturais, acompanhados pela Diretora, pelas respetivas Diretoras de Turma, pelas Professoras de História e de Ciências Naturais.

    A nossa aventura pedagógica iniciou-se numa réplica de uma Nau Quinhentista utilizada pelos portugueses durante as Viagens dos Descobrimentos, que está ancorada numa das margens do Rio Ave. Acompanhada das réplicas de tripulantes, de vários instrumentos de navegação, de material cartográfico e de diferentes tipos de mercadorias, a nossa guia deu-nos uma explicação técnica relativa à construção naval e fez-nos uma viagem no tempo onde ouvimos as peripécias vividas pela tripulação, durante longos meses, a bordo destas embarcações.

    Posteriormente, visitou-se a Alfândega Régia, onde se encontrava uma exposição temporária relativa às "Comemorações da Marinha". Fomos guiados por elementos da marinha que nos informaram sobre as suas funções ao longos destes 700 anos de existência. 

    Depois de um piquenique retemperador no corredor verde da Av. Júlio Graça, seguimos para o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde. Nesse local, estivemos num laboratório do Centro para realizar uma atividade sobre o "Álcool e Tabaco" e visitamos a Exposição interativa “A Água no Corpo Humano - Sangue”, onde tivemos oportunidade de entrar num vaso condutor, acompanhados pelas células sanguíneas e pela monitora que nos orientou nesta viagem.

© Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - 2019

Logotipo_teip.png