Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes no Fórum Nacional dos Clubes de Ciência Viva
- sitioaepol
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
O Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, Matosinhos, marcou presença no Fórum Nacional dos Clubes de Ciência Viva, realizado nos dias 4 e 5 de abril, na Alfândega do Porto, com a participação ativa e envolvente dos alunos e dos professores dos clubes STEAM e Cineastas de Palmo e 1/2.
Os alunos dos dois clubes - STEAM, Miguel Americano, 5.ºA, Tiago Mata, 5.ºC, Teresa Read, 7.ºA ,Yara Sorrosa e Leonor Mata, 9.ºA, e Cineastas, Dinis Ribeiro, 5.ºA, não só exploraram as diversas atividades oferecidas pelos stands, como também tiveram o seu próprio espaço no evento, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de experienciar a ciência e a tecnologia de forma prática e divertida.
Com um stand dedicado, apresentaram-se várias atividades interativas que permitiram aos participantes explorar conceitos científicos de forma lúdica. Entre as atividades, destacaram-se experiências relacionadas com Micro:bit, Realidade Virtual, Pi City in the sky, carro a vento e carro solar, todas pensadas para despertar a curiosidade e o interesse dos mais jovens. Através destas dinâmicas, os alunos demonstraram as suas aprendizagens e mostraram como é possível conciliar ciência/matemática/robótica com criatividade, inspirando outros a aprofundar os seus conhecimentos.
A visita ao Fórum foi uma experiência enriquecedora, não só pelo contacto com as inovações científicas e tecnológicas, mas também pela possibilidade de partilhar o próprio conhecimento com os demais participantes.
No final do evento, todos se reuniram para assistir ao espetáculo CIÊNCIA² = MAGIA ESPETÁCULO, de Luís de Matos, que desafiou os limites da ciência e da magia, deixando todos encantados e maravilhados.
Depois de uma participação ativa no evento, os alunos regressaram a casa cheios de ideias novas, com uma apreciação maior pela ciência, pela tecnologia e pela arte, e com o sentimento de orgulho, por terem contribuído para o sucesso do Fórum com as suas próprias iniciativas.
Esta experiência mostrou, uma vez mais, a importância de promover a ciência de forma prática, criativa e acessível a todos.
Comments