top of page

Alunos da Óscar Lopes têm aula diferente em sala centenária

Os alunos das turmas do 3.º ciclo de escolaridade, da Escola Básica Professor Óscar Lopes, foram, na última semana de abril, ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto, no âmbito curricular da disciplina de Português.

Os jovens das turmas de 7.º e de 8.º anos assistiram ao espetáculo Leandro, Rei da Helíria, no dia 26 de abril, e os das turmas de 8.º e de 9.º ano assistiram à peça Aquilo que os olhos vêem ou o Adamastor, no dia 29 de abril. Alunos e professoras partiram da escola, em cada um dos dias, às 9h30 e regressaram às 12h30. A breve deslocação foi feita de autocarro.

As peças a que os alunos assistiram baseiam-se em obras literárias que fazem parte das Aprendizagens Essenciais de Português, dos três anos do 3.º ciclo, e contribuíram, nas turmas de 8.º e de 9.º anos, para recuperar aprendizagens, uma vez que, devido à pandemia, os alunos não puderam ir ao teatro, nos dois últimos anos, e nas turmas de 7.º ano, para consolidar conhecimentos. Todos os alunos se sentiram motivados para a leitura em voz alta dos textos dramáticos homónimos da escritora Alice Vieira e do escritor Manuel António Pina, respetivamente.

Na opinião dos alunos, a ida ao teatro, um espaço que já fez 100 anos, foi divertida, interessante, uma atividade diferente. O desempenho dos atores revelou-se impressionante, bem como o formato da sala, o teto pintado com motivos florais, as paredes cobertas de papel e a altura da Sala Principal do Teatro Sá da Bandeira.



Comentários


bottom of page