top of page

Bairro da Cruz de Pau estará em festa

No dia 28 de maio, realiza-se a festa de encerramento do Projeto o Bairro está INclusivo, com festejos itinerantes, a partir da Escola Básica de Matosinhos, passando pelo Bairro e terminando no CiaP. A estes festejos juntam-se, em parceria, mais dois projetos: o Projeto O2 - oportunidades para todos numa iniciativa do Projeto Incentivar a Partilha na Cruz de Pau, através do movimento BoomBox.

Trata-se de 3 projetos do Programa Bairros Saudáveis que unem sinergias, potenciando a partilha e a sustentabilidade futura das ações, em prol da coesão social e inclusão, num encontro pelas Artes. Foi com recurso às artes que estes três projetos foram desenvolvidos, nos últimos meses, e, nesta festa, haverá um momento de partilha de produtos artísticos co-construídos em comunidade: esculturas, murais, músicas e dança.

A Escola Superior de Artes e Design (ESAD) inicia o seu programa às 15h, com um percurso pedonal, que parte da Escola Básica de Matosinhos, com o Grupo de Bombos da Cruz de Pau, que passa pela Escola Básica Professor Óscar Lopes e que termina no Bairro da Cruz de Pau, às 19h, onde apresentará os seus produtos artísticos à comunidade, servindo, depois, bifanas, caldo verde e bebidas a todos os convidados.

Nesse momento, será, então, o BoomBox a dinamizar a animação comunitária e a apresentar os seus produtos artísticos, através das seguintes performances:


Programa da Hip Hop Block Party - BoomBox: Início às 19h


- workshop comunitário de graffiti e pintura mural com Dub, Anti e Esteves;


- apresentação e aula de dança com Paulo Boz e The Bling Crew;


- apresentação de coreografia por parte de jovem do projeto O2 - oportunidades para todos (Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos);


- apresentação da música original RAP, por jovem do projeto O2 - oportunidades para todos (Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos) - Crista apresenta Rua25;


- apresentação à comunidade de música original RAP criada em workshops BoomBox, por alunos da Escola Básica Professor Óscar Lopes - Tostaz e crianças apresentam "Grito por Paz" (criado para a Marcha pela Paz de 10 de Maio na Câmara Municipal de Matosinhos);


- atuação de artistas convidados durante o evento: FAM, Keno e Dj Rekall; e


- apresentação da Associação HumanizArte - que nasce fruto das parcerias constituídas ao longo deste processo de criação de Comunidade (nomeadamente com o projeto Amorar do CiaP, amigos da Academia de Líderes Ubuntu e elementos de diferentes instituições da comunidade).


O projeto BoomBox co-criou produtos artísticos com os alunos da Escola Básica Professor Óscar Lopes, ao longo deste ano letivo, os quais serão apresentados neste evento.


Contamos com a participação de todos neste encontro!



Comentários


bottom of page