top of page

Coro Jazz da Escola Básica Professor Óscar Lopes integra a Grande Pesca Sonora, nas Festas do Senhor de Matosinhos

  • sitioaepol
  • 30 de mai.
  • 2 min de leitura

Este ano letivo, o Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes incluiu no seu Plano Cultural de Escola a criação de um Coro Jazz, em parceria com o Programa Educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM).


Semanalmente, foram dinamizadas por uma formadora da OJM sessões de introdução ao jazz, que passaram pelo improviso, pela exploração de novas linguagens e pela criação de peças musicais em comunidade. As sessões decorrem na Escola Básica Professor Óscar Lopes e foram abertas a toda a Comunidade Educativa de Matosinhos. Tem vindo a ser bastante gratificante juntar neste projeto alunos, pais, avós, professores, psicólogas e todos os elementos da comunidade que se deixaram desafiar a esta experiência. Foi possível, então, criarmos um coro inter geracional e comunitário, que teve oportunidade de aprender e criar jazz em conjunto.

 

O Coro Jazz deste Agrupamento de Escolas integrará o espetáculo “Grande Pesca Sonora”, que reúne diversos projetos dinamizados pelo programa educativo da OJM na comunidade de Matosinhos, acompanhados por mais de uma centena de músicos. Juntos, irão “contar e cantar esta grande Epopeia da Sardinha”.


Tem no leme Beatriz Rola e Duarte Cardoso e navega por memórias de pesca de tempos que já lá vão, através de temas originais e arranjos de música tradicional, bem ancorados na prática da improvisação e conta ainda com uma encomenda a Marco Moura e arranjos da compositora Catarina Ribeiro às criações coletivas e a temas de Fausto Bordalo Dias ou João Lóio.

 

Nas palavras da OJM: “Escutem os ventos, atentem nos maresApanhem o barco e venham connosco nesta “Grande Pesca Sonora: A Epopeia da Sardinha”, dia 1 de junho, às 18h00, no Jardim Basílio Teles, integrado nas Festas do Senhor de Matosinhos. A entrada é livre.




Comments


bottom of page