top of page

Hastear da Bandeira Verde do Eco-Escolas e Comemoração do Dia da Árvore

No dia 20 de março, no período da manhã, realizou-se a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, na Escola Básica Estádio do Mar e na Escola Básica Professor Óscar Lopes.

Esta cerimónia, que simboliza a conquista do galardão do programa Eco-Escolas – promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) – referente ao ano letivo 2022/23, contou com a presença de alguns convidados, nomeadamente dos vereadores da Educação e do Ambiente da Câmara Municipal e de um representante da Junta de Freguesia.


Toda a comunidade, no início, cantou o Hino Eco-Escolas, seguindo-se um breve discurso dos vereadores e do Diretor do Agrupamento, enaltecendo o momento.

Neste dia também se comemorou o Dia da Árvore. As crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo plantaram uma “murta” e os alunos dos 2.º e 3.ºciclos uma “gilbardeira”, espécies autóctones, para assinalar a data, as quais foram cedidas pelo departamento de Educação Ambiental do Município de Matosinhos. A plantação decorreu com a colaboração dos Técnicos Ambientais.


Estas atividades simbolizam o esforço coletivo para atingir metas ambientais e incorporar a educação para a sustentabilidade no currículo, capacitando os alunos a compreenderem e agirem em prol do meio ambiente e da comunidade.


A Equipa Eco-Escolas agradece a oferta feita pela autarquia do livro “O Menino Guardador de Folhas,” de Norma Pott, a cada uma das nossas escolas e a presença de todos os que nos acompanharam neste momento, simbólico, mas muito importante de reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido sobre a educação ambiental para a sustentabilidade, através de ações ao longo do ano letivo 2022/2023, no âmbito do Programa Eco-Escolas.


Além deste prémio, recebemos a designação de Eco-Agrupamento e as duas escolas obtiveram o Diploma de Qualidade pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (ABAAE/FEE).

Estão de parabéns todos aqueles que participaram e continuam a participar nas atividades que promovem a preservação do ambiente!




Commentaires


bottom of page