top of page

Projeto SELFI – ser jovem na sociedade do espetáculo

O Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, no âmbito do Projeto Cultural de Escola “omadodo: a aldeia inteira”, teve em cena, nos dias 3 e 4 de novembro, oito alunos, na representação da peça “SELFIE”, um projeto de teatro comunitário que tem a direção artística de Juan Auala e Miguel Oyarzun e está integrado na quarta edição de “O meu primeiro FITEI”.


Resultado de 10 workshops de teatro, dinamizados pelos encenadores, com apoio da equipa do FITEI e das equipas das escolas de Matosinhos e do Porto, trinta jovens refletiram e criaram um “retrato” do que é ser jovem na sociedade atual: os seus medos, os seus sonhos, as suas histórias de vida. Deste trabalho, resultou um espetáculo exibido no dia 3 de novembro à comunidade escolar. Vinte e três alunos de 7.º e 8.º ano e dez professores do agrupamento assistiram a esta estreia. No dia 4 de novembro, foi a vez de os jovens apresentarem a peça à família e ao público em geral. Foram momentos de reflexão e partilha, nos quais os nossos alunos puderam passar pela experiência de preparar e apresentar um espetáculo profissional de teatro à comunidade.


Os nossos alunos deixaram-nos os seus testemunhos:


Foi uma coisa extraordinária estar no SELFIE, fiz amigos e aprendi muito também. Nem sempre foi fácil o caminho, pois trabalhámos muitas horas. Mas se pudesse fazer tudo de novo, eu faria. (Yara Sorroza)


Foi um caminho cansativo, mas valeu a pena e gostava de, no futuro, reencontrar estas pessoas e de termos mais oportunidades como esta. (Afonso Coelho)


Foi fácil e difícil ao mesmo tempo, porque tínhamos sempre, pelos menos, três horas de ensaio, no final do dia e tínhamos aulas no dia seguinte. Mas claro que valeu a pena e, se pudesse, ia outra vez. (Beatriz Silva)


Valeu muito a pena esta experiência e, no futuro, gostava de ter mais oportunidades como esta. (Maria João Silva)


Obrigada por tudo professora. Nestes dias criámos uma família, mas foi graças a si que fez impossíveis para estarmos em palco (Leonor Mata).


Algumas das notícias relativas a esta iniciativa podem ser consultadas nos seguintes links:






bottom of page