Os alunos do 7.º ano, das turmas A, B e C, visitaram o Planetário do Porto, no dia 6 de março, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química.
Esta visita teve como objetivos: diversificar os contextos de ensino-aprendizagem; fomentar o gosto pela ciência; estimular a criatividade e a sensibilidade científica; promover a literacia e a cultura científica; promover uma formação que potencie o sucesso educativo dos alunos; fomentar o gosto pela ciência; promover a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e estimular comportamentos positivos de convivência em grupo.
No Planetário, os alunos participaram numa sessão imersiva - "Somos os Guardiões" e realizaram a atividade laboratorial "O peso certo".
Na sessão imersiva visualizaram um filme imersivo para planetário que demonstra a forma como no nosso mundo, os seus habitantes e ecossistemas estão intrinsecamente ligados. Mostra que com a ajuda da monitorização da Terra por meio de satélites, podemos ter uma melhor avaliação no reconhecimento e compreensão das atividades humanas nefastas, como as alterações climáticas, e na proteção dos preciosos ecossistemas para as gerações futuras.
Os satélites oferecem uma visão abrangente e global do nosso planeta, permitindo-nos observar mudanças e padrões ao longo do tempo. Essa vigilância constante ajuda-nos a identificar áreas de risco elevado, como a desflorestação, a poluição e a degradação ambiental, possibilitando a tomada de medidas adequadas para mitigar os danos e preservar os recursos naturais para as gerações vindouras.
Através da monitorização contínua da Terra, seremos capazes de tomar decisões mais informadas e agir de forma responsável, garantindo um futuro sustentável para todos, sobretudo para os mais os mais novos.
Ainda, na sessão imersiva, os alunos puderam visualizar as constelações e o movimento das estrelas na esfera celeste, aprender como encontrar a Estrela Polar no céu noturno e o ponto cardeal que indica quando estamos a olhar para ela.
No dia a dia, peso e massa são utilizados como sinónimos. Contudo, tal está errado! Na atividade “O peso certo”, os alunos foram divididos em grupo, um representante de cada grupo, mediu a sua massa com uma balança digital. Com a ajuda de um dinamómetro, o representante do primeiro grupo mediu o seu peso na Lua, o representante do segundo grupo mediu o seu peso em Marte, o representante do terceiro grupo mediu o seu peso em Júpiter e o representante do quarto grupo mediu o seu peso em Neptuno. Em seguida, mediram o peso de uma massa de água de 8 kg. Todos os valores medidos foram registados numa tabela. Com os valores registados, os alunos calcularam o valor da razão entre peso e massa que registaram na tabela e apresentaram a todos os alunos presentes na sala.
Destaca-se o grande envolvimento, curiosidade e participação da maioria dos alunos nas atividades desenvolvidas.
Kommentarer