top of page

.

No âmbito do Programa Nacional Bairros Saudáveis, foi desenvolvido, durante esta semana, na Escola Básica Professor Óscar Lopes, um workshop no âmbito do projeto “O Bairro esta IN(clusivo)”, promovido pela Escola Superior de Arte e Design (ESAD/esad–idea).

Há 50 anos, Riccardo Dalisi (1931-2022), artista plástico, arquiteto e designer, desenvolveu um trabalho inovador de arquitetura social com as crianças do bairro social de Rione Traiano, em Nápoles.

Para celebrar a ocasião, a ESAD promoveu o Workshop Escultura habitável — Projetar sem Pensar, em colaboração com os alunos da Escola Básica Professor Óscar Lopes e A Arquitetura Regenerativa de Riccardo Dalisi, palestra de homenagem à vida e obra de Dalisi.

Assim, entre 24 e 26 de maio, os alunos do 7.º A tiveram a oportunidade de participar nesta iniciativa. O Workshop Escultura habitável — Projetar sem Pensar teve como objetivo estimular a criatividade dos alunos da Escola Básica Professor Óscar Lopes, através da livre manipulação de diversos materiais. O objetivo foi implementar a construção de esculturas habitáveis, que possam integrar a paisagem arquitetónica dos espaços escolares. Massimiliano TinniRello e Fulvio Cutolo, ambos arquitetos, e Ira Palmieri, coreógrafa, foram os colaboradores históricos de Riccardo Dalisi e os orientadores desta formação.

Esta escultura habitável será apresentada à comunidade no dia 28 de maio, integrada num programa mais abrangente, que se inicia às 15h, com a apresentação dos produtos artísticos desenvolvidos no Bairro da Cruz de Pau, ao longo dos últimos meses, de acordo com o seguinte programa:


15h00-16h15

Inauguração da Exposição dos trabalhos realizados

Resultado dos Workshop de Arte Experimental, Arte Urbana e Pintura Mural, Autoconstrução, Fotografia, Skate, Tipografia Letterpress

Escola Básica de Matosinhos


16h30-17h00

Inauguração de Mural de Arte Urbana

Resultado do Workshop de Arte Urbana e Pintura Mural

CIaP - Centro Incentivar a Partilha da Cruz de Pau


17h00-18h30

Percurso pedestre pelas 4 estruturas de autoconstrução

Visita guiada às estruturas resultantes do Workshop (IN)construction

CIaP - Centro Incentivar a Partilha da Cruz de Pau


18h00-18h30

Escultura Habitável

Resultado do Workshop de Arquitetura Regenerativa do Riccardo Dalisi / Semi di Laboratorio

Escola Básica 2/3 Professor Óscar Lopes


19h00

Festa de encerramento – CiaP (Projeto Incentivar a Partilha na Cruz de Pau)

Animação de rua, convívio e Hip Hop block party do BoomBox com comida e bebidas





bottom of page