top of page

Biblioteca Municipal Florbela Espanca: ao encontro da cultura

Dos vários objetivos que se enquadram nas atividades anuais da biblioteca escolar, está prevista a articulação com diferentes estruturas da sociedade, favorecendo a partilha de recursos e de saberes.


Assim, no dia 24 de outubro, os alunos do 2º ano, acompanhados pelas professoras titulares, por duas assistentes operacionais e pela professora bibliotecária, deslocaram-se a pé à BMFE, por um trilho sugerido pela AO, Dona Júlia, através das hortas biológicas comunitárias, em contacto pleno com a Natureza.


Lá chegados, a Dra. Susana Gonçalves, acompanhada por uma colaboradora, aguardava por estes visitantes de palmo e meio, que estavam ansiosos por entrar. No piso da entrada, foi-lhes apresentada uma breve história do edifício e da sua patrona, a poetisa Florbela Espanca, que viveu em Matosinhos. Visitaram, na Galeria, a exposição “Nas margens do Leça”, uma mostra de trajes típicos, datados de finais do século XIX e dos inícios do século XX.


No 1º andar, foi-lhes apresentado o Centro de leitura especial com imprensa braille, serviço que permite às pessoas com necessidades especiais (jovens e adultos cegos) acederem à informação e ao conhecimento. Logo de seguida, conheceram o Espaço Infantojuvenil, que dispõe de uma vasta coleção de livros e realiza sessões de leitura e outras atividades de animação cultural.


Com o aproximar do fim da visita, a Dra. Susana Gonçalves convidou todas estas crianças a fazerem o seu cartão de Leitor, para assim beneficiarem de todos os serviços/atividades culturais da Biblioteca, permitindo uma ocupação criativa de tempos livres.



bottom of page