top of page

Ação de sensibilização sobre Inclusão

A equipa de Educação Especial e a Psicóloga do Agrupamento, Andreia Alves, dinamizaram, no dia 11 de julho, na escola-sede, uma ação de sensibilização para a Educação Inclusiva, dirigida a todos os docentes do agrupamento.


Os objetivos desta ação enquadram-se naquilo que constitui a idiossincrasia do agrupamento: ser uma Escola de Afetos, onde a participação e envolvimento de todos os alunos nos seus processos de aprendizagem se configura fundamental. A valorização de todos os saberes dos alunos e de toda a comunidade tem sido uma constante e constitui-se como ponto de partida para que as aprendizagens sejam significativas e os meios de exposição e expressão diversificados. Um processo no qual todos têm voz ativa e no qual os relacionamentos entre todos os elementos da comunidade escolar assumem um carácter de grande relevância neste processo.


Neste sentido, esta ação de sensibilização primou pelas dinâmicas realizadas, que nos permitiram, uma vez mais, colocar-nos no lugar do outro, bem como pelo debate em torno de excertos do filme “Como Estrelas na Terra” de Aamir Khan e Amole Gupte. Estas partilhas possibilitaram a reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas, relacionadas com conceitos basilares do enquadramento legal para a Escola Inclusiva.


Estas atividades enriqueceram o debate final sobre práticas colaborativas e, fundamentadamente, potenciadoras de práticas inclusivas. Resultou num momento enriquecedor para todos os participantes, que manifestaram vontade em dar continuidade a este tipo de ações e em saber mais sobre a temática. Segundo alguns participantes, “foi muito enriquecedor”, e “isto é ser Escola”.




Comentários


bottom of page