top of page

Atividade "Lixo Marinho"

  • sitioaepol
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

As crianças dos quatro grupos da Educação Pré-Escolar, da Escola Básica Estádio do Mar, participaram, no dia 19 de janeiro, numa ação de sensibilização, promovida pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental), no âmbito da Educação Ambiental. 

 A habitual iniciativa procurou envolver a comunidade escolar, com enfoque no Projeto Eco-Escolas,  sensibilizando-a para a recolha, interpretação, registo e monitorização dos resíduos nas praias da cidade. Mais uma vez, o plástico e as beatas de cigarro foram os resíduos mais conhecidos e observados pelas crianças.


 A atividade "Lixo Marinho" foi precedida de uma pergunta “Será o mar o meu lugar?” para introduzir o tema às crianças e definir algumas regras básicas que devem ser seguidas aquando da recolha de lixo nas praias. Por exemplo, foi explicado às crianças quais são os resíduos que não devem ser recolhidos (madeira, conchas, algas, plantas) e aqueles que devem ser recolhidos - principalmente plásticos, mas também vidro, papel/cartão, metal, beatas, cotonetes e outros artigos sanitários, madeira processada, como paus de gelados, rolhas – e ainda que os devem colocar nos sacos correspondentes. 


De seguida, em pequenos grupos, as crianças, participaram em diversos jogos de limpeza das praias, através dos quais os seus conhecimentos sobre reciclagem, valorização, sustentabilidade, entre outros, foram postos à prova.  


Reforçando a importância de consciencializar as crianças, a técnica Claúdia recordou-lhes que se trata de uma problemática global e que apesar de as limpezas de praia ajudarem a retirar algum plástico dos oceanos, esta prática não é suficiente para resolver o problema do lixo marinho, sendo, por isso, inecessário adotar medidas individuais e difundir entre amigos e familiares as boas práticas, que começam na prevenção. 



Comentários


bottom of page