top of page

Celebração da Leitura no AEPOL

Todos os alunos do nosso Agrupamento vivenciaram, de 18 a 26 de março, experiências em torno dos livros e da leitura, do cinema, de conversa com autores e, também, de conhecimento sobre a língua mirandesa.


Os alunos mais novos, do JI e 1.º ano, contactaram com um belo livro (Olá, farol! de Sophie Blackall) que aborda questões como a constância, a mudança e a passagem do tempo. Este livro é um tributo a um farol intemporal e ao seu guardião. Através das suas bonitas ilustrações, esta história foi contada de forma calorosa e reconfortante.


O Médico do Mundo (de Marta Girão e Teresa Lencastre Torres) veio ao encontro dos alunos da EBEM. Esta sessão decorreu no Polivalente, em dois momentos, conforme as faixas etárias, apresentando uma história inspirada na vida do médico e ativista humanitário Gustavo Carona.


Os alunos do 5.º ano de escolaridade envolveram-se com a história A gotinha curiosa, da autoria da professora de Português, Adelaide Moreira. A atividade foi dinamizada pela professora Susana Duarte, contou com o contributo precioso da aluna Mafalda Castro, do 5.ºB, e com a presença de alguns Encarregados de Educação.


Já os alunos do 6.º ano visionaram o filme A livraria, em articulação com o Plano Nacional de Cinema (PNC). A professora Ângela Campos, na qualidade de coordenadora do PNC, auxiliou na concretização da dinâmica, sendo que o convite foi extensível, também, aos Pais e Encarregados de Educação.


E porque na escola contamos com profissionais que enriquecem o universo cultural dos alunos, o 7.º ano teve a oportunidade de dialogar com a professora, e também escritora, Susana Duarte, na exploração do seu próprio livro Os sonhos de algodão são verdes cor do limão. Esta sessão contemplou uma dinâmica com os elementos da Equipa Técnica, que consistiu na elaboração de um cartaz sobre os passos necessários à concretização dos sonhos e aspirações pessoais dos alunos.


Por fim, o professor Luís Meirinhos, natural de Miranda do Douro, partilhou os seus saberes e conhecimentos sobre a língua e a cultura mirandesas. Os alunos dos 8.º e 9.º anos contactaram com obras de reconhecimento internacional, traduzidas em mirandês. Para além disso, escutaram e visionaram recursos, tendo a sessão terminado com a despedida em mirandês: “Oubrigado, porsor!”.




bottom of page