Conhecer o património de Matosinhos
- sitioaepol
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Qual o papel da história local e da comunidade no desenvolvimento das competências e conhecimentos dos alunos? Podemos ousar conhecer o mundo sem antes conhecermos o que nos rodeia?
As turmas de 9.º ano participaram, no passado dia 25 de novembro, numa visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Geografia e História, com o objetivo de promover uma ligação entre conhecimento, identidade e património. Transportando a sala de aula para o exterior, os alunos tiveram a oportunidade de contactar diretamente com uma indústria que tanto caracteriza e faz parte da história do concelho: a conserveira.
Os alunos contactaram diretamente com a produção quase centenária das conservas Pinhais, conhecendo os processos de fabrico e participando inclusive numa experiência de embalamento. No final, tiveram ainda a oportunidade de degustar alguns exemplares das conservas produzidas pela marca matosinhense.
O MuMMa, Museu da Memória de Matosinhos, foi palco de uma viagem, que conjugando arte e património local, levou os alunos pela evolução histórica, urbanística e social e de Matosinhos. Um museu moderno, onde a herança e a tecnologia se uniram para que os alunos pudessem usufruir de uma experiência interativa enquanto aprendiam.
Foi uma manhã marcada pela aprendizagem, convívio e partilha de conhecimentos, onde a única ordem foi: tirem os olhos do chão!


































Comentários