top of page

Dia Internacional da Pessoa Cigana – Crianças iguais, histórias diferentes

O Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes tem vindo a realizar sessões de sensibilização sobre a importância da escola para as pessoas ciganas, no âmbito da parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF) e também um conjunto de workshops do programa Crianças iguais, histórias diferentes, para os alunos do 2.º ciclo, dentre os quais se destaca o “Dia internacional da Pessoa Cigana”, promovidos pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca e no Âmbito do Projeto Cultural de Escola,

Os alunos ciganos participaram ativamente nesta iniciativa, através da dinamização prévia de um focus group, no qual foram explorados os aspetos da cultura cigana selecionados pelos alunos para partilha.


Ao longo destas sessões, foram realizadas filmagens, na escola e no bairro, que resultaram num pequeno vídeo que proporcionou a reflexão e a partilha de experiências enriquecedoras e potenciou a empatia e o saber olhar o mundo através do olhar de outras culturas e comunidades.


No dia internacional da pessoa cigana, 08 de abril, foram realizadas duas sessões do workshop para os alunos do 6.º ano, nas quais se fez a exploração da história “A fogueira da discriminação” e se partilhou o vídeo realizado pelos alunos ciganos.


As sessões foram dinâmicas e contaram com o envolvimento de todos os participantes. Entre curiosidades e questões, a conversa fluiu num ambiente descontraído e animado, abrindo cada vez mais os horizontes para o respeito pela diferença e para a certeza de que o conhecimento é importante para desconstruir preconceitos e combater a discriminação.


Como os participantes do vídeo referiram … São ciganos e são portugueses.




bottom of page