Dia Mundial da Alimentação na EBEM
- sitioaepol
- há 2 dias
- 2 min de leitura
As crianças da educação pré-escolar da Escola Básica Estádio do Mar, assinalaram o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, através de diferentes dinâmicas de grupo, que visaram destacar a importância das frutas, dos vegetais e das leguminosas na alimentação e alertar para o consumo excessivo de açúcares e gorduras.
Ter uma alimentação saudável é uma preocupação das equipas da educação pré-escolar e do primeiro ciclo que aproveitaram a comemoração deste dia para promover aprendizagens de bons hábitos alimentares e sensibilizar toda a comunidade educativa para a sua importância.
Conhecer novos alimentos, provar frutos do outono, preparar refeições diárias equilibradas e distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis foram algumas das atividades realizadas, que proporcionaram às crianças experiências muito saborosas e divertidas.
Através da história “A Surpresa de Handa”, orientada e explorada pela professora e pela assistente operacional que se encontram em funções na biblioteca da escola, da audição da música “Serafim constipadinho”, da observação de imagens, de atividades de culinária e de expressão plástica e de registos gráficos, foi despertada a curiosidade das crianças para a degustação de alimentos não habituais, de forma a desenvolver o espírito crítico e de interajuda que permitam alterar hábitos e práticas pouco saudáveis.
As crianças exploraram, observaram, pesquisaram, saborearam e, em equipa, partilharam as novas aprendizagens com os amigos dos primeiro e do segundo ciclos, nomeadamente com os de sexto ano.
Os alunos do primeiro ciclo trabalharam, em autonomia e flexibilidade curricular, o tema da alimentação saudável, cujo produto final resultou num estendal sustentável.
Já os alunos dos segundos e terceiros anos de escolaridade participaram na atividade “O que não quero no meu prato”, promovida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos, sobre a importância de fazer escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis.
Foi uma atividade muito do agrado das crianças e dos alunos, com forte participação, como vem sendo habitual, dos seus educadores e professores.






























































Comentários