top of page

Educação Pré-Escolar no Pós-Pandemia

Ainda mal tinha iniciado o segundo semestre, já as docentes organizavam o trabalho e traçavam planos para o regresso das saídas ao exterior com a concretização de visitas de estudo.

Num ambiente de festa, libertador de abertos sorrisos nos alunos, felizes por voltarem a “viajar”, as palavras de ordem foram “socializar, trocar afetos, explorar, interiorizar e construir conhecimento”, tendo sempre presente a consolidação das aprendizagens.

Estruturando as visitas de estudo como espaços dinâmicos que promovem a motivação e aprendizagem dos alunos, proporcionamos a abertura do “leque” das competências dos alunos nas diferentes faixas etárias.

Nos dias 4 de maio, a Pré C e Pré D, e 5 de maio, a Pré A e Pré B, no horário da manhã, deslocaram-se ao museu da Quinta de Santiago para participar em atividades cujo tema são os oceanos (fundos marinhos).

O transporte a ser utilizado para esta visita de estudo foi um autocarro fretado pelo agrupamento, que ofereceu esta saída.

Nos dias 5 e 6 de maio, a Pré C e Pré D, e a Pré A e Pré B, no horário da manhã, deslocaram-se ao museu de Serralves para participar em atividades do Bio Blitz no âmbito da educação ambiental.

O transporte a ser utilizado para a deslocação foi um autocarro da inteira responsabilidade da Lipor.

Em contacto direto com a natureza, estas duas visitas de estudo proporcionaram a construção de conhecimentos essenciais às boas praticas de preservação e respeito pelo meio ambiente.

No dia 11 de maio, a Educação Pré-Escolar saiu em visita de estudo no âmbito das atividades dinamizadas pela biblioteca escolar em parceria com a Proteção Civil.

No horário da manhã, visitaram o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Leixões.

O transporte utilizado para a deslocação foi um autocarro patrocinado pelo próprio quartel de bombeiros.

Em visita guiada, os alunos tiveram a oportunidade de observar e explorar dormitórios, sala das refeições, sala de convívio, ferramentas e utensílios essenciais à profissão do bombeiro, bem como ambulâncias e carros de combate aos incêndios e/ou outros acidentes para os quais os bombeiros são chamados.

Atentos, em ambiente de sensibilização, os alunos questionaram, escutaram, manipularam e interiorizaram conhecimentos diversos, impulsionadores de novas aprendizagens e praticas.

No dia 20 de junho a Educação Pré-Escolar visitou a “Quinta Pedagógica” de Aveiro.

No contacto permanente com a Natureza, árvores, plantas e animais, os alunos pesquisaram o novo espaço, consolidaram aprendizagens já adquiridas e construíram novos conhecimentos nas atividades exploradas.

Na vivência prática das regras de convívio social, os alunos dos diferentes grupos interagiram, partilhando afetos e conhecimentos com a sinceridade, simplicidade e a autenticidade própria destas faixas etárias.



bottom of page