Mostrar Camões: uma viagem pela Obra e pelo Tempo do Poeta
- sitioaepol
- há 19 horas
- 1 min de leitura
A Biblioteca Escolar promoveu a atividade MOSTRAR CAMÕES, em articulação com as disciplinas de História, Português, Educação Visual e o Clube STEAM, no âmbito da comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões.
A iniciativa envolveu alunos dos 2.º e 3.º ciclos e procurou celebrar a figura e a obra do poeta, explorando o seu contexto histórico e literário, valorizando a interdisciplinaridade.
Em História, os alunos refletiram sobre as grandes viagens, o encontro com novos povos e culturas e as motivações da expansão portuguesa.
Em Português, decorreu uma oficina de escrita criativa com o poeta Jorge Braga, avô de um aluno da Educação Pré-escolar, que inspirou os participantes a criar textos a partir da obra camoniana.
Os alunos do 8.º ano elaboraram uma entrevista imaginária a Camões, enquanto os do 9.º ano prepararam declamações e representações de episódios d'Os Lusíadas.
O Clube STEAM associou-se à atividade com a criação de uma figura de Luís de Camões, presente no polivalente da escola, ladeado por dois sonetos representativos da sua Lírica, num espaço de homenagem visual ao grande autor português.
Foi cativante, três turmas e crianças tão diferentes, brincando com as Palavras de Camões, declamadas no saborear dos sons, escritas, repetidas e esticadas ao jeito de cada um, espero que não tenham parado, escrever é como andar e ler também ajuda.