top of page

O DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Os alunos do 3.º Ciclo, no dia 27 de janeiro, comemoraram o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e em articulação com o Plano Nacional de Cinema.

Para assinalar esta data, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 1 de novembro de 2005, e designada Holocaust Remembrance, as turmas dos 7.º, 8.º e 9.º anos assistiram ao filme Uma Turma Difícil (2004), uma longa-metragem da realizadora Marie-Castille Mention-Schaar, disponibilizada pela plataforma de filmes do Plano Nacional de Cinema. Foi uma atividade enriquecedora para todos os alunos envolvidos e uma oportunidade de reflexão sobre as memórias do Holocausto e sobre o seu impacto nos jovens de hoje.

Para quem tiver interesse em ver o filme, deixamos aqui a sinopse:

No Liceu Léon Blum, em França, uma professora de História depara-se com o desrespeito, a violência e a falta de perspetivas na mais complicada e problemática das suas turmas de 10.º ano, na qual um grupo de adolescentes de diferentes origens parece ter muito pouco em comum. A professora propõe-lhes então um desafio: entrarem no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.



bottom of page