top of page

Plano Nacional das Artes e CEiiA: “Arte e Tecnologia pela Sustentabilidade”

O projeto “Arte e Tecnologia pela Sustentabilidade” foi incluído no Projeto Cultural de Escolas (PCE) do Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, no âmbito de uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA) com o CEiiA, as Escolas e o Município de Matosinhos.


Neste sentido, os alunos do 9.º ano participaram, entre março e maio, na elaboração de Manifestos Artísticos pela sustentabilidade, com o apoio das professoras de Inovação Tecnológica. Este processo foi levado a cabo em parceria com as equipas responsáveis pelo projeto no CEiiA, a coordenadora intermunicipal do PNA, e contando com a colaboração de artistas do atelier “Oficina Arara”.


No dia 17 de junho, um grupo de alunos do 9.º ano, acompanhados pelas professoras responsáveis, por representante da direção da Escola e pela psicóloga coordenadora do PCE, participaram no Dia Aberto CEiiA. Neste dia ocorreu o evento final do projeto, realizado em colaboração com seis escolas de Matosinhos (230 alunos e 10 professores), com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e do PNA.


Neste dia, foi possível apresentar a toda a comunidade o trabalho realizado. Os alunos Rita Cerca e Cauã Mendes, cujo cartaz venceu o concurso de manifestos, a nível da escola, apresentaram o conceito que esteve na base do seu trabalho. O aluno Ivo Carvalho fez parte da curadoria desta exposição, tendo participado na abertura e apresentação da exposição. Os cartazes vencedores das diferentes escolas encontram-se expostos pela cidade de Matosinhos em mupis publicitários.


Foi também possível assistir a uma amostra dos Projetos Culturais de Escola de quatro escolas de Matosinhos, durante a qual foi apresentada uma música, interpretada pela Rita Cerca e pelo professor Vítor Santos do clube de guitarra.


Efetivamente, foi um dia de “construir futuro”, corroborando com os objetivos centrais do nosso PCE: promover a cidadania ativa e o melhoramento dos relacionamentos, com recurso à Arte, Cultura e Património.



bottom of page