top of page

Ser cidadão digital

Os alunos do 9.º ano tiveram a oportunidade de participar numa sessão, na biblioteca escolar, no dia vinte e três de abril,  subordinada à temática da “Cidadania Digital”.


O professor Norberto  Costa, professor de TIC, dinamizou este encontro, no âmbito das disciplinas de Cidadania e TIC, começando por questionar os alunos sobre “O que é ser cidadão?” e “O que é ser um cidadão digital?”.


A partir desta reflexão, chegou-se à conclusão de que todos devemos adotar comportamentos assentes em direitos, deveres e obrigações, no que diz respeito a todos os recursos e plataformas digitais de que dispomos no nosso dia a dia.


É verdade que o aparecimento da Internet e, por sua vez, das redes sociais e aplicações, fizeram com que a maneira de comunicarmos se alterasse, tornando-a mais prática, rápida e eficiente. Os jovens já nasceram nesta geração do Facebook, WhatsApp, Skype, Instagram, e não imaginam a sua vida sem estes meios de comunicação. Estes possuem aspetos positivos, como a comunicação fácil, a maior aceitação pelo grupo de pares ou a criação de uma maior rede de contactos. No entanto, também trazem consequências negativas, se forem usados de forma descontrolada ou abusiva. É preciso consciencializar para os cuidados a ter na informação que é partilhada, como as fotografias que, desde o momento em que são expostas, nunca mais podem ser retiradas da Internet.


Também o tempo de utilização das redes sociais deve ser gerido de forma moderada.



Por fim, e em jeito de conclusão, o professor Norberto Costa alertou para o facto de devermos ser cidadãos digitais informados e conscientes.





bottom of page