top of page

Olhar o Mundo Através dos Olhos do Outro – Exposição

O projeto Olhar o Mundo Através dos Olhos do Outro (omadodo), em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes (AEPOL), terminou este ano letivo mais um ciclo da sua implementação.

O projeto omadodo potenciou, durante este ano letivo, o desenvolvimento de uma série de dinâmicas participativas, com integração de conteúdos de diversas disciplinas e das experiências vivenciais das pessoas da comunidade. Pretendeu-se, desta forma, dar voz aos alunos e à comunidade e valorizar o contexto em que a escola se insere, funcionando esta como reflexo e continuidade das vivências dos alunos na sua comunidade.

Assim, os produtos apresentados nesta exposição refletem o processo participativo e interativo em que se fundamentou a metodologia deste projeto, durante este ano letivo, complementados por dinâmicas desenvolvidas por alunos, professores e pessoal não docente. Ao longo do mês de junho, desenvolveram-se também atividades propostas e promovidas pelos alunos, juntamente com a equipa técnica e os docentes, nomeadamente Bibliotecas Humanas, entre alunos de 2.º ciclo, e um Torneio de Valores com a participação de alunos e professores.

Na exposição final, realizada entre 8 e 17 de junho, foram apresentados à Comunidade os produtos coconstruídos ao longo deste ano letivo. Da exposição constavam quatro espaços.

No primeiro, os visitantes puderam fazer uma viagem por histórias inspiradoras, nomeadamente as dez histórias identificadas, recolhidas e produzidas pelos alunos no clube omadodo. Nesta primeira sala, esteve também exposto um painel com referência às vinte e quatro pessoas que no ano letivo anterior partilharam a sua história, bem como os seus sapatos. Este primeiro momento de exposição refletiu as pontes estabelecidas entre a escola e comunidade, através da valorização das suas pessoas. Imergindo na exposição, foram, num segundo espaço, exibidas as histórias dos principais protagonistas deste projeto: os alunos. Assim, este espaço foi constituído por trabalhos desenvolvidos pelos alunos, em diferentes disciplinas, e refletem o modo como estes olham para si próprios, para os colegas e para o mundo. O terceiro momento da exposição passou por uma sala de projeção, onde os participantes puderam visualizar os produtos audiovisuais recolhidos ao longo do ano letivo. Para que esta experiência fosse ainda mais imersiva e participativa, a visita terminou com uma Biblioteca Humana, cujos livros foram professores e assistentes operacionais que, na primeira pessoa, partilharam a sua história de vida com os alunos.



bottom of page