top of page

Semana Ubuntu da Empatia

O Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, em parceria com o projeto BoomBox, associou-se à Iniciativa Semana Ubuntu da Empatia, proposta pelo IPAV – Academia de Líderes Ubuntu, pelo Fórum Estudante e pela Empathy Week. Durante esta semana, decorreram mais de 600 iniciativas em cerca de 400 escolas, de norte a sul do país, estendidas até ao Brasil e Cabo Verde.

Os alunos do clube UBUNTU e do clube OMADODO (Olhar o Mundo Através Dos Olhos Do Outro), da Escola Básica Professor Óscar Lopes, participaram nas várias atividades que decorreram durante esta semana.

No dia 21, realizou-se a atividade “Empatia na Escola”, dirigida aos alunos do clube UBUNTU e organizada e dinamizada pelas Educadoras UBUNTU do Agrupamento. Foi uma tarde dedicada à experimentação de atividades e de reflexão sobre a temática da Empatia, que culminou com a criação de um Hino à Empatia, em parceria com um músico – artista BoomBox. Por sua vez, os alunos do Clube OMADODO criaram uma faixa onde se lia a palavra Empatia, exibida nos jogos do Leixões Sport Clube, no final da semana.

No dia 23, ocorreu o Workshop de Graffiti: Empatia num encontro pelas artes, que partiu de um Exercício de Empatia, dinamizado com os alunos dos clubes UBUNTU e OMADODO, professores, técnicos, e com os artistas do projeto BoomBox, onde cada um aprendeu a colocar-se no lugar do outro e a sentir, de acordo com as suas crenças, que nem todos têm a mesma oportunidade de “chegar à meta”. Neste workshop, e após este exercício, todos se exprimiram livremente através da arte do graffiti, sob orientação de Paulo Boz, Bruno Anti e Dub (artistas da cidade, BozStudio). No final da atividade, criou-se uma peça artística sobre a Empatia, com o significado da expressão UBUNTU “eu sou porque tu és”. Celebrou-se e eternizou-se esta aprendizagem, com três produtos artísticos criados na escola: um mural à Empatia, um mural com a frase “eu sou porqute tu és” e a pintura de 22 t-shirs com esta mesma mensagem.

Ainda neste dia, foi realizado um Workshop de Música: Empatia num encontro pelas artes. Após terem concluído a pintura do mural da escola, os alunos deram continuidade à atividade na comunidade e a música foi a linguagem. O músico do BoomBox, Gabriel Monteiro, dinamizou a cocriação de um Hino à Empatia, que começou a ser trabalhado no dia 21, na escola, e que no dia 23 saiu para a comunidade, numa atuação conjunta com os jovens, no coreto do bairro da Cruz de Pau.

Nos dias 26 e 27, decorreu a atividade Empatia no Desporto: BoomBox e OMADODO_AEPOL no Leixões Sport Clube. A Semana da Empatia terminou com uma ação cocriada pelo BoomBox e pelo projeto OMADODO do Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes - uma faixa onde se lia a palavra EMPATIA. Esta ação permitiu à Comunidade sentir a empatia em grande escala, através da colocação da faixa, nos estádios, e com a entrada em campo dos alunos e dos atletas, no dia 26 de fevereiro, na Nave Ilídio Ramos, no jogo de voleibol feminino Leixões-Benfica, e no dia 27 de fevereiro, no Estádio do Mar, no jogo Leixões-Estrela da Amadora.

Jovens e famílias tiveram a oportunidade de assistir a estes “jogos pela Empatia” e torcer pelo Leixões Sport Clube.








bottom of page